sábado, 9 de maio de 2009

Afta, cura, tratamento, de onde vem


A afta é uma incômoda ulceração (ferida) na mucosa bucal, com incidência normalmente isolada, porém com recorrência múltipla em alguns casos, principalmente em decorrência a estomatites, sendo de 30 a 40 % dos pacientes manifestando histórico familiar. 

Caracteriza-se por erosões dolorosas na superfície interna da cavidade oral, causando lesão aberta no tecido epitelial, atingindo o tecido conjuntivo, expondo algumas terminações nervosas, desencadeando um processo inflamatório de intensidade leve ou moderada e crônica, se não tratada.  

Normalmente o seu ciclo começa com sensações locais de formigamento, irritação e incômodo na mucosa bucal, evoluindo para um ponto avermelhado que com o tempo torna-se esbranquiçado (situação amadurecida). A partir desse estágio surge então uma ferida central com cicatrização rápida, durando em torno de 5 a 7 dias sem qualquer tratamento, ou variando conforme a causa, persistindo de 10 a 15 dias, necessitando de avaliação especializada. 

Entre as muitas causas que implicam o aparecimento da afta estão: estresse emocional, fadiga, alterações hormonais (menstruação), traumas como mordidas acidentais, distúrbios gástricos ou intestinais, perda repentina de peso, alergia a alimentos e deficiência de vitaminas ou carência de sais minerais (ferro). 

O tratamento é realizado com base em antibiótico, mesmo o problema não tendo relação alguma com microrganismos (bactérias e fungos), contudo envolvendo várias considerações específicas conforme identificação da causa, sendo mediante prescrição médica, o uso de esteróides se estabelecido o agravo.

12 comentários:

  1. Até o momento, não foram descobertas as principais causas que levam ao desenvolvimento da Aftas, embora, inúmeros fatores locais e sistêmicos, tais como: trauma , estresse , doenças sistêmicas como neutropenia cíclica, AIDS, doença de Crohn, doença celíaca e doença de Behçet; deficiência nutricional , alergia , predisposição genética , medicação , alteração hormonal e interrupção do tabagismo, têm sido a ela associados.

    Para saber mais consulte o site:

    http://ulcera-afta.blogspot.com/2009/09/o-que-e-afta.html

    ResponderExcluir
  2. Olá. em relaçao a AFTA, ninguém merece, no meu caso é só eu tomar muito suco de Laranja, para questão de horas, a minha boca começa a encher de AFTAS, e é uma dor insuportável, porque tudo que você bebe e come encosta doi muito. O que se deve fazer quando a AFTA já está no seu MÁXIMO?.
    Já utilizeu muitas coisas como uma pomoda exclusiva para AFTAS, bicabornato (isso piorou muito) gargarejo com ALFAVACA, amora, tudo eu já usei.

    Pedra ume ou o Cravo da India é bom para AFTA?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. oi já faz um tempo q eu estou com aftas?
    e normal demorar para sair...
    já tomei medicamento mais não resoveu estou com medo?
    me ajuda porfavor, o que posso fazer!!!

    ResponderExcluir
  4. Passe gingilone ou gengilone que resolve na farmacia tem eu uso é tiro e queda passe umas 5 vezes por dia e anoite ao durmir

    ResponderExcluir
  5. sempre que como alguma coisa sempre mordo o canto da boca mais de uma vez causando assim uma afta

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    No meu caso, eu acredito que seja o vinagre, pois muitas vezes, após comer saladas temperadas com vinagre, minha boca anche de aftas...

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de fazer uma pergunta voltada a mutilações da mucosa.
    Bem, é que sempre ao comer ou até ao falar, mordo minha lingua ou minha mucosa. Com isso cheguei a uma afirmação, será que o espaço da minha boca é pequeno para a mucosa e a lingua ?

    Me ajuda por favor, eu não consigo comer uma maçã sem me mutilar no minimo 2 vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja a possibilidade de usar um aparelho dentário

      Excluir
  8. Pedra Ume, Sal, Vinagre, é bom pra curar afta ?
    mim ajudem por favor :D

    ResponderExcluir
  9. eu tambem sofro com aparecimento de aftas as minhas dão mais na linguae depois aparecem nos lábios eu uso bicarbonato ou outros medicamentos mas sem resultados deixo esta sairem com o tempo é dolorido mas....antonio carlos.

    ResponderExcluir
  10. Slots & Games - Lucky Club
    Play a free luckyclub casino game. No download required and no registration required! ➤ Review of popular online slots ✓ Jackpot slots ✓ Roulette ✓ Slots for free.

    ResponderExcluir